quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Dicas para ajudar aquários de plantas...

Dicas para ajudar aquários de plantas...

O básico ... o fundamental... o toque mágico que faltava para tudo dar certo no seu aquário...
Troque a água de seu aquário regularmente, 10% semanais seriam ideais...mas 15% quinzenais resolvem muitos problemas... Se o tempo está curto, 20% mensais são o mínimo que posso recomendar se seu aquário não estiver superpovoado.

Não superpovoe seu aquário... Existem mais espécies do que espaço ... se você gostar de várias espécies, monte vários aquários assim seus peixes serão saudáveis e sua vida mais tranquila, pois um aquário saudável dá prazer e pouco trabalho... Um aquário é superpovoado quando a água se torna amarela rapidamente devido ao excesso de alimentos necessários para alimentar os peixes. Visualmente um aquário equilibrado não aparenta uma jaula e sim uma janela para a natureza...

Limpe os filtros regularmente, esponjas e afins devem ser trocados ou lavados semanalmente, o carvão ativado ou outros elementos de filtragem química devem ser trocados todo mês.
Use no fundo de seu aquário cascalho de laterita para que nutrientes como ferro e magnésio estejam disponíveis as plantas. O ideal é colocar a laterita sob o cascalho para evitar que se forme uma lama característica do uso de laterita.

Alimente seus peixes várias vezes ao dia em pequenas porções, uma ao sair para o trabalho, uma ao chegar do trabalho e outra após o jantar. Pequenas refeições fazem seus peixes serem mais ágeis, mais saudáveis diminuindo o excesso de comida que diminui a qualidade da água. Alimentos em excesso no aquário de plantas faz com que cresçam algas prejudicando o equilíbrio do sistema.

Para eliminar caramujos, lave as plantas com uma solução de permanganato de potássio (encontrado em farmácias, uma pastilha para cada 2 litros) e coloque alguns peixes como colisas, trichops, botias entre outros que consomem os animais adultos e/ou seus ovos.

Faça uma escolha de plantas adequada de acordo com a quantidade de luz que você pode oferecer. Existem várias opções para baixa intensidade até para alta intensidade. Todas as espécies tem sua beleza, cabe o criador decidir quais espécies podem ser criadas ou não.

Ao fazer as trocas parciais, se possível use um sifão para retirar a matéria orgânica no cascalho.

Use suplementos de plantas tão logo o período de maturação tenha passado, principalmente nos aquários de alta intensidade luminosa, pois sem os devidos suplementos as plantas irão apresentar sintomas de deficiência e problemas de crescimento.

Use CO2 quando necessário, as espécies de baixa intensidade luminosa não necessitam de altas concentrações de CO2, considere este fator na escolha de suas plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário